Equipe do SAMU de Marília realiza parto emergencial dentro da ambulância e bebê nasce às margens da Via Expressa

A equipe de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Marília (SAMU), um equipamento municipal ofertado para a população pela Prefeitura Municipal de Marília, realizou socorro de emergência, durante o transporte de uma paciente gestante até o hospital. No trajeto, foi necessário parar a viagem e proceder o parto dentro da própria ambulância. Mãe e filha já se recuperaram do susto e passam bem.

A ocorrência foi na manhã de quinta-feira. A ambulância do SAMU, serviço prestado em Marília por intermédio da Organização Social de Saúde (OSS) da Santa Casa de Chavantes desde dezembro do ano passado, foi requisitada por telefone e uma equipe foi imediatamente buscar a paciente. Entretanto, era por volta das 9h15, quando a ambulância estava na metade do caminho para o Hospital Materno Infantil, unidade 2 do HC Famema, passando pela Via Expressa Sampaio Vidal, a técnica de enfermagem Hellen Aparecida da Silva Rossatto, que acompanhava o atendimento, pediu ao condutor da ambulância, Wellington Leal Palmeira, que parasse o veículo imediatamente.

Carregando...

A gestante Kathlen Caroline Ferreira de Oliveira, moradora do bairro Vila Real, já havia chamado a ambulância por causa do início das contrações, mas durante o translado relatou fortes dores e contrações e após verificação foi identificada a necessidade do parto de emergência. Os profissionais precisaram fazer o parto às margens da via. E, foi dessa maneira que Maria Alice veio ao mundo. Tanto a recém-nascida, quanto a mãe, foram examinadas pelo médico Faisson Luis Leal Feitosa e passam bem.

A coordenadora do SAMU de Marília, Elizandra Milan, destaca que a ação demonstra o preparo técnico, a atenção e o cuidado que os profissionais do serviço de urgência oferecem em Marília. “Nossas equipes estão prontas para atendimentos nos mais diversos tipos de ocorrências. O nascimento da pequena Maria Alice mostra isso”, enfatizou.

A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes assumiu o serviço do SAMU em Marília em dezembro de 2022 após vencer processo de licitação que envolveu diversas organizações de saúde. A entidade executora do serviço municipal de saúde também é responsável pela Central de Regulação 24h e do programa de atenção primária municipal que atende pacientes no domicílio “Melhor em Casa”.  O contrato de serviço é válido até 2028. “O Município investe muito na qualidade do atendimento à saúde e a contratação de empresas especializadas buscam exatamente garantir e cobrar pela excelência do serviço. O SAMU não é diferente e o episódio do parto emergencial demonstra que a parceria com a Santa Casa foi acertada e vem suprindo a necessidade de nossa população”, declarou o médico e secretário da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Prefeitura de São Paulo promove mutirão com 2,5 mil empregos

Brasil

Cesta básica cai em todas as capitais do país no 2º semestre de 2025

Marília

Prefeitura divulga no Diário Oficial os gabaritos das provas objetivas do Processo Seletivo

Região

Samu afasta médica e apura atendimento após vítima de atropelamento ser declarada morta por engano em Bauru

Região

Homem é preso por importunação sexual após denúncias nas redes sociais

Esportes

Goleada histórica: Novorizontino aplica 4 a 0 no Palmeiras