Hoje (31), o Exército israelense confirmou ter realizado ataques aéreos no Líbano contra o movimento xiita Hezbollah, aliado do grupo islâmico palestino Hamas.
Através da rede social X (antiga Twitter), o Exército anunciou: “Aviões de combate atacaram recentemente as infraestruturas da organização terrorista Hezbollah no território do Líbano”. Acrescentaram ainda que “entre as infraestruturas atacadas, foram destruídas armas, posições e locais utilizados pela organização”.
Essa escalada de tensões na fronteira israelo-libanesa levanta preocupações sobre uma possível ampliação regional do conflito entre Israel e o Hamas, desencadeado após o ataque do movimento Hamas em 7 de outubro, que resultou na morte de mais de 1.400 pessoas, principalmente civis, de acordo com as autoridades israelenses.
O Hamas alega que mais de 8.300 pessoas foram mortas em retaliações de bombardeios de Israel na Faixa de Gaza, a maioria delas civis.
Na segunda-feira, o Hezbollah anunciou a morte de um de seus combatentes, elevando para 47 o número de membros do grupo mortos desde 7 de outubro.
O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, assegurou que o seu país está fazendo todo o possível para evitar ser arrastado para a guerra, expressando temor de que uma escalada do conflito possa se espalhar por toda a região.
Por fim, leia mais O Mariliense