Bola de Ouro 2023: Lionel Messi ganha pela oitava vez o prêmio de melhor jogador

MESSI GANHA OITAVA BOLA DE OURO
MESSI GANHA OITAVA BOLA DE OURO

Lionel Messi brilha mais uma vez ao receber a cobiçada Bola de Ouro. Em uma elegante cerimônia em Paris nesta segunda-feira (30), o talentoso argentino conquistou pela oitava vez na carreira o prestigiado título de melhor jogador do mundo.

Superando Haaland, Mbappé e De Bruyne, que completaram o seleto grupo dos quatro melhores na eleição promovida pela renomada revista France Football, Messi foi agraciado com o troféu pelas mãos de David Beckham, atual proprietário do Inter Miami, seu clube atual. O brasileiro Vini Jr, único representante do Brasil na disputa, ficou na sexta posição.

Em suas palavras de agradecimento, Messi destacou a importância do apoio de seus colegas e da seleção argentina: “Antes de tudo, gostaria de agradecer a todos os que votaram, tornando-me vencedor deste prêmio, e, é claro, a todos os meus companheiros de seleção. Isso foi possível graças ao esforço de toda a equipe argentina. Lautaro, Julián, Dibu. Um presente para todo o nosso grupo argentino. Fizemos história”.

Messi consolida sua posição como o maior vencedor da Bola de Ouro, concedida pela France Football ao melhor jogador do mundo, agora com uma vantagem de três troféus sobre Cristiano Ronaldo, que possui cinco. Cruijff, Platini e Van Basten seguem no ranking, cada um com três. Em 2015, a revista revisou a história e atribuiu a Pelé sete conquistas simbólicas.

Dirigindo-se aos talentosos concorrentes Haaland e Kylian, Messi elogiou suas performances excepcionais, prevendo que em breve o prêmio estará em suas mãos. Observando a presença de jovens talentos na plateia, ele expressou sua admiração pela evolução contínua do futebol. “Estou vendo muitos jovens aqui, é uma maravilha e uma honra. Pela qualidade dos jogadores que vejo esta noite, sei que o futebol continuará prosperando. Os jogadores estão sempre se renovando, mas o nível de excelência permanece”.

O astro argentino também fez questão de dedicar o troféu aos que o apoiaram ao longo de sua carreira e durante a Copa com a seleção argentina. “Era o título que me faltava. Recebi apoio de pessoas de diversas nacionalidades, todos torcendo para que a Argentina fosse campeã. Quero compartilhar este troféu com minha família, amigos e filhos, que estão sempre ao meu lado. E, é claro, com minha esposa, que esteve presente nos momentos bons e ruins”, concluiu Messi, antes de homenagear Diego Maradona, que celebraria seu aniversário nesta segunda-feira.

Além da Bola de Ouro, outros destaques da noite foram:

  • Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí
  • Troféu Yashin (melhor goleiro): Emiliano Martínez
  • Troféu Kopa (melhor jovem): Jude Bellingham
  • Troféu Sócrates (causas sociais): Vinicius Junior
  • Troféu Gerd Müller (artilheiro da temporada): Erling Haaland
  • Clube do ano: Manchester City (masculino) e Barcelona (feminino)

A votação para a Bola de Ouro difere do FIFA The Best, pois conta com a participação de jornalistas de diferentes países. A France Football elaborou uma lista de 30 finalistas e a enviou para que cada eleitor escolhesse seu top 5. As pontuações foram atribuídas de acordo com a posição escolhida.

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima