Foi inaugurada no último sábado (7), na cidade de Aparecida, interior de São Paulo, uma estátua de Nossa Senhora Aparecida com 50 metros de altura. A obra grandiosa começou a ser construída em 2017, mas foi concluída somente neste ano, pois havia sido barrada por uma decisão judicial.
A escultura, que possui 45 metros de estátua e mais cinco metros de base, é do escultor Gilmar Pinna e é feita em aço. A obra, que custou cerca de R$10 milhões é maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 30 metros de estátua e oito de pedestal.
A Justiça proibiu a instalação da estátua em 2019, após ser provocada pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos). A associação questionou na justiça sobre a legalidade dos recursos públicos usados na construção e a suposta doação de áreas da cidade de Aparecida para a construção de monumentos religiosos.
Em março de 2022, a decisão foi revogada pelo Tribunal de Justiça e a conclusão da obra foi liberada. Para o desembargador Ponte Neto, ao permitir as obras a prefeitura estaria favorecendo a economia municipal, já que o município tem como principal atividade econômica o turismo religioso.
A estátua de Nossa Senhora Aparecida foi construída em uma área a 3 km da Basílica de Nossa Senhora e pode ser vista a 6 km de distância.
O escultor da estátua informou no ano passado que a obra era um presente dele para o município, pagamento de uma promessa que ele fez à Nossa Senhora 38 anos atrás.
Por fim, leia mais O Mariliense