Última semana de setembro terá mudança no tempo no Sudeste e risco de novo ciclone no Sul; Confira a previsão em Marília

Durante a última semana de setembro, o Brasil continuará sob o domínio de temperaturas escaldantes. Em Cuiabá, os termômetros podem atingir os impressionantes 43ºC nesta segunda-feira (25) e na terça-feira (26).

No entanto, entre a terça e a quarta-feira (27) desta semana, a previsão aponta para a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Este fenômeno contribuirá para a intensificação das instabilidades sobre parte da Região Sul do Brasil.

Áreas do sul, leste, litoral, região da Grande Porto Alegre e extremo norte do Rio Grande do Sul estarão em alerta. A tendência é que o ciclone se afaste já na quarta-feira (27).

Em Santa Catarina, a formação do ciclone reforçará as nuvens de temporais, deixando o leste e sul catarinense em alerta para chuvas volumosas. Em Curitiba, onde a temperatura atingiu os 42°C no domingo, a máxima deverá despencar para 18°C na quinta-feira (28).

No Sudeste, especialmente em São Paulo, é esperada a influência do ciclone, resultando em uma queda abrupta de temperatura de quarta (27) para quinta-feira (28). A máxima em São Paulo passará de 35°C para 20°C, no Rio de Janeiro, de 37°C para 22°C, e em Vitória, de 37°C para 27°C.

Apesar do calor persistente, no Norte há chances de pancadas de chuva isoladas ao longo da semana em capitais como Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

No Nordeste, prevê-se um clima quente, porém com presença significativa de nuvens.

A onda de calor fora do comum teve início na segunda-feira (17), nos últimos dias do inverno. O aumento da intensidade dessa onda de calor resultou em temperaturas acima da média em 11 estados e no Distrito Federal, levando o Inmet a elevar o alerta para “grande perigo”.

De forma geral, um alerta vermelho, de acordo com o instituto, é emitido quando se espera um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. Este alerta é válido até as 18h de terça-feira (26).

No primeiro dia da primavera, os termômetros em diversos estados brasileiros registraram temperaturas acima dos 40ºC. O calor ultrapassou os 40ºC em todas as regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A área mais quente do território nacional foi o Centro-Oeste, onde as máximas, pelo segundo dia consecutivo, alcançaram os 42ºC.

Confira a previsão do tempo em Marília:

Nesta segunda-feira (25) e também na terça-feira (26), Marília deve ter sol com algumas nuvens. A temperatura Mínima será de 23°C e a Máxima de 39°C e Não há previsão de chuva nestes dois dias.

Já na quarta-feira (27), a temperatura começa a mudar na cidade, com a máxima de 36°C e a mínima de 22°C. Deve haver sol com aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

A quinta-feira (28) deve trazer uma mudança brusca na temperatura, com a mínima caindo para 18°C e a máxima para 30°C. Também deve ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite.

Na sexta-feira (29) as temperaturas continuam nesta média, com a mínima em 17°C e a máxima em 31°C. Deve ocorrer sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia e o tempo deverá se manter firme durante à noite.

Por fim,  leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Prefeitura de Marília realiza melhorias no canal de WhatsApp entre 10 e 14 de novembro

Esportes

Virada espetacular: Juventude choca o Vasco em São Januário 

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 67 milhões

Esportes

Virada heroica, Atlético-MG supera Sport na Ilha do Retiro em jogo eletrizante

Marília

Marília avança no crescimento econômico com reta final das obras do Max Atacadista Marília Norte

Marília

Defesa Civil está em alerta para a passagem de tempestade severa na região de Marília