Semana Nacional de Trânsito: Megafiscalização com Etilômetros em todo estado de São Paulo

A partir da próxima segunda-feira (18), terá início uma ampla fiscalização com etilômetros (bafômetros) em todo o estado de São Paulo. Esta operação, parte da Semana Nacional de Trânsito, será uma das maiores coordenadas pelo Detran paulista desde a implantação da Lei Seca em 2008.

As operações acontecerão diariamente nas 18 superintendências do Detran no estado até o dia 25 de setembro. Ainda, municípios poderão realizar mais de uma blitz com bafômetro no mesmo dia, principalmente na sexta-feira (22) e no sábado (23) em horários de movimento em baladas e em áreas com alta concentração de bares.

As blitz serão intensificadas em trechos com elevados índices de acidentes de trânsito e podem ocorrer ao longo do dia. Ao todo, mais de 40 operações estão programadas durante os oito dias de ação.

O Detran não estimou o número total de motoristas a serem abordados, mas em junho, durante a comemoração dos 15 anos da Lei Seca, foram realizadas 39 operações no estado e 25.850 veículos foram fiscalizados.

Na ocasião, 855 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro, seis foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool e seis cometeram crime de trânsito por embriaguez.

O presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio de Sá, destaca a importância de conscientizar a população sobre a complexidade do trânsito e a variedade de papéis que o cidadão desempenha ao longo da vida.

O tema da semana nacional em São Paulo é “Vida está Sempre em Trânsito”, enfatizando que uma mesma pessoa pode utilizar vários meios de transporte. A campanha ressalta a importância de cuidados, especialmente em relação a motociclistas e ciclistas, frequentemente envolvidos em colisões com veículos automotores.

A fiscalização contra a combinação de álcool e direção tem sido intensificada em São Paulo. De janeiro a agosto deste ano, 154.188 veículos foram fiscalizados, representando um aumento de 82,7% em relação ao mesmo período de 2022. O número de motoristas que se recusaram ao teste do bafômetro cresceu 51,4%, totalizando 5.791 casos.

Por outro lado, houve uma redução de 16,7% nos casos de direção sob efeito de álcool. Em comparação entre os primeiros oito meses de 2023 e 2022, houve 12,3% menos casos de crime de trânsito por embriaguez.

Dirigir sob influência de álcool ou recusar o teste do bafômetro são infrações gravíssimas. Recusar o teste permite evitar a acusação de crime de trânsito, que pode resultar em prisão de 6 meses a 3 anos.

Motoristas autuados na blitz da Lei Seca têm o direito de apresentar recurso para tentar evitar as penalidades.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Esportes

Corinthians perde para o lanterna Sport e estaciona na tabela do Brasileirão

Marília

Obras de pavimentação avançam na Avenida Luiz Toffoli

Marília

NOTA – TEMPORAL

Marília

NOTA – TEMPORAL BOSQUE

Marília

Prefeitura segue com obras da reforma da UBS Castelo Branco

Esportes

Flamengo e Vasco empatam “Clássico dos Milhões” no Maracanã