Isolamento social e a nova configuração de relações humanas, por Ana Gláucia Lima

HOME OFFICE

Oi, meus amigos, como vocês estão? Espero que estejam bem e desejo uma ótima semana a todos.

Quero falar com vocês sobre o isolamento social e todas as suas configurações que precisam de uma atenção muito especial.

Sabemos que o isolamento, há algum tempo, foi uma estratégia de sobrevivência para todos nós. Com essa situação, muitos de nós o adotamos e reconfiguramos a nossa vida para a adaptação desse novo conceito de vida. A propósito, você teve dificuldade no isolamento social na época da pandemia? Posso dizer que me adaptei muito bem, e aí que está o perigo!

Vou te dizer o porquê.

O isolamento social, trouxe benefícios em tempos de pandemia, nos ajudando a diminuir a proliferação do vírus e nos mostrou outras formas de nos conectarmos uns aos outros e novas formas de ressignificarmos nossa vida. Penso ser muito valioso esse processo e está tudo certo com esse movimento. Porém, como todo processo e todo movimento, precisamos perceber o que tem de bom e o que tem de ruim. Precisamos olhar muito conscientemente para tudo.

E, tem algo ruim nesse isolamento? SIM E MUITO!

Se você colocar atenção nos seus comportamentos e nos comportamentos de pessoas ao seu redor, vai perceber algumas mudanças, como:

INDIVIDUALIDADE: passamos a ser mais individualista, tendo a percepção equivocada de autossuficiência, nós, seres sociais e que precisamos das relações para nos conectar e evoluir. Você pode estar pensando sobre as conexões virtuais, né? Eu amo essas conexões, mas “cá entre nós”, não trabalhamos a tolerância, as frustrações, a comunicação, da mesma forma que o presencial, ne? Bloqueamos, deixamos de responder, “cancelamos”, e….

HÁBITOS IRREGULARES: passamos a pedir tudo num click, seja filme, serie, comida, remédio, mercado…tudo, se possível no quarto deitado na nossa cama, vai falar que não, rsrs. Esse hábito de pouco se movimentar, ficar em um lugar fechado sem praticar contemplação, pijama o dia todo, pode deprimir e desmotivar.

DESGASTE NO TRABALHO: em tempos de homeoffice, muitas pessoas apresentam dificuldade em “desligar” do trabalho. Muitas vezes, o escritório fica no quarto e não temos como diferenciar esses momentos e ambientes. Dizem que quem trabalha em homeoffice trabalha mais, o que você acha?

Esses são alguns motivos para nos atentarmos ao isolamento como uma forma de “dar start” a possíveis psicopatologias.

Reveja sua configuração de rotina. Cuide para que tenha mais conexões, tempos de contemplação, saia com amigos ou trabalhe híbrido, conecte-se com o mundo. A psicologia entende que crescemos e nos conhecemos através das conexões e de todos os emaranhados dela, principalmente desenvolvendo a tolerância às divergências.

Se cuida, tá?

Estou por aqui!

Enorme beijo

Dra Ana Gláucia Lima CRP 06/119519

Redes Sociais @psicologaanaglaucialima

WhatsApp: 14 99746-4490

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

PARCERIA: Carreta da PRF inicia última semana de atendimentos na avenida Sampaio Vidal

Marília

Assistência Social realiza a Semana “Tamo Junto” da luta da população em situação de rua

Brasil

Iamspe começa recadastramento de usuários em 1º de setembro

Brasil

Ônibus SP Por Todas leva a Campinas serviços itinerantes de acolhimento e proteção às mulheres

Brasil

Governo de SP entregou uma obra a cada quatro horas em 31 meses de gestão

Marília

Prefeitura solicita ao Governo de São Paulo R$17,5 milhões para investimento em parques e praças sustentáveis para lazer e esportes