Alzheimer: brasileiros criam ferramenta que ajuda no tratamento

Uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre auxilia pacientes com Alzheimer a preservarem a memória por meio da terapia de reminiscência, que se baseia na recuperação de memórias do passado.  

De acordo com o Ministério da Educação, a intervenção é reconhecida em estudos científicos pelos efeitos positivos sobre a saúde mental de pacientes, cuidadores e familiares, além do atraso da progressão dos sintomas.

Diferentemente de outras tecnologias em inteligência artificial mais conhecidas, como o ChatGPT, a plataforma bAIgrapher foi projetada para produzir autobiografias e não atua como um assistente de escrita ou chatbot.

O sistema utiliza depoimentos de pessoas indicadas pelo paciente, em formato de texto, áudio e imagens. Os materiais são interpretados, organizados e reescritos para construir uma autobiografia literariamente uniforme e cronologicamente ordenada.

O projeto conquistou o Leão de Bronze no Festival de Cannes, na França, na categoria Print&Publishing e representa, de acordo com o ministério, auxílio tecnológico para pessoas com Alzheimer.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Região

Invicto, Pompeia recebe Assis nesta quarta (17) em busca do título da Copa CIVAP 2025

Brasil

Grave doença de Bolsonaro impressiona médicos durante internação

Região

Pompeia recebe a Primeira-Dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, em evento especial nesta segunda-feira (15)

Marília

Primeira-dama do Estado visita projeto “Caminho para Capacitação” em Marília

Esportes

Fluminense é derrotado pelo Lanús na Argentina e terá que reverter no Maracanã

Marília

Prefeitura realiza 1º Marília World Connection