Agentes penitenciários anunciam paralisação nesta sexta-feira

paralisação agentes penitenciários

A partir das 8h desta sexta-feira (14), policias penais federais, os antigos agentes penitenciários, realizam uma paralisação de 24 horas nos cinco presídios federais de segurança máxima.

Segundo Varlei Ferreira, representante sindical e diretor da Associação dos Policiais Penais do Brasil, o objetivo da paralisação é abrir diálogo sobre a regulamentação da carreira, esperada desde 2019, e que a associação ressalta que foi prometida para os primeiros 100 dias de governo.  “Carreira autônoma, como são as outras carreiras, previsão de direção geral na policia, no órgão, tem que ter, é determinação da constituição. Independência funcional, atribuições bem especificadas dessa nova instituição, a Policia Penal Federal, desenvolvimento da carreira. Tudo isso decorre da Constituição Federal.”

Carregando...

Os policias penais também pedem equiparação de vencimento com as carreiras de outros policiais federais, e cobram diálogo da Secretaria Nacional de Políticas Penais com a categoria, como destaca Varlei. Segundo ele, na falta de comunicação, só resta a opção de fazer manifestações e paralisações pontuais.

A associação afirma que durante a paralisação será mantida a segurança dos presos e serão garantidos os serviços essenciais nas unidades. Mas as visitas de familiares e advogados estarão suspensas.

Cerca de 1,6 mil policiais penais atuam na segurança dos presos mais perigosos do país nos presídios federais em Brasília, Rio Grande do Norte, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

O Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Políticas Penais ainda não se manifestou.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Informações: Agencia Brasil

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Vacina do Butantan contra a dengue reduz carga viral e pode conter transmissão da doença, mostra estudo

Brasil

Mercado reduz previsão da inflação para 4,36% este ano

Brasil

Quatro dias após ventania, SP tem mais de 60 mil clientes sem luz

Brasil

BB passa a oferecer crédito orientado a famílias inscritas no CadÚnico

Brasil

Cinco dias após ciclone, 30 mil clientes estão sem energia em SP

Marília

Vereadores votam criação do Complexo Turístico do Parque da Represa Cascata e mais 12 projetos