Palavras em desuso: o impacto da evolução linguística na eliminação de termos preconceituosos

As palavras têm o poder de influenciar a maneira como vemos o mundo e as pessoas ao nosso redor. Algumas delas, infelizmente, têm uma conotação pejorativa e preconceituosa e, por isso, foram abandonadas com o tempo. Nesta matéria especial, vamos falar sobre algumas dessas palavras e entender por que elas se tornaram inapropriadas.

Negroide

A palavra “negroide” era utilizada para se referir a pessoas negras, mas com uma conotação preconceituosa. O termo sugere que essas pessoas são inferiores ou diferentes de alguma forma, o que é completamente falso e inaceitável. Hoje em dia, a palavra “negro” é a forma correta e respeitosa de se referir a pessoas negras.

Mongoloide

A palavra “mongoloide” era utilizada para se referir a pessoas com síndrome de Down, mas de uma maneira extremamente ofensiva e preconceituosa. Esse termo sugere que essas pessoas são menos inteligentes ou inferiores, o que é completamente falso e desrespeitoso. Atualmente, a forma correta e respeitosa de se referir a pessoas com síndrome de Down é “pessoa com síndrome de Down”.

Cigano

A palavra “cigano” era utilizada para se referir a pessoas de etnia cigana, mas de uma forma preconceituosa e estereotipada. O termo sugere que essas pessoas são trapaceiras ou nômades, o que não é verdade e é extremamente desrespeitoso. Atualmente, a forma correta e respeitosa de se referir a pessoas de etnia cigana é “pessoa de etnia cigana”.

Viado

A palavra “viado” era utilizada para se referir a pessoas homossexuais, mas de uma forma preconceituosa e pejorativa. Esse termo sugere que essas pessoas são inferiores ou diferentes, o que é completamente falso e desrespeitoso. Atualmente, a forma correta e respeitosa de se referir a pessoas homossexuais é “gay” ou “homossexual”.

Índio

A palavra “índio” era utilizada para se referir a pessoas indígenas, mas de uma forma desrespeitosa e equivocada. O termo sugere que essas pessoas são originárias da Índia, o que não é verdade e é completamente inapropriado. Além disso, muitos povos indígenas preferem ser chamados por seus nomes étnicos ou por “povos indígenas”.

Retardado

A palavra “retardado” era utilizada para se referir a pessoas com deficiência intelectual, mas de uma forma preconceituosa e ofensiva. Esse termo sugere que essas pessoas são menos inteligentes ou inferiores, o que é completamente falso e desrespeitoso. Atualmente, a forma correta e respeitosa de se referir a pessoas com deficiência intelectual é “pessoa com deficiência intelectual”.

É importante lembrar que as palavras têm poder e podem causar danos e sofrimento a outras pessoas. Por isso, é fundamental utilizar uma linguagem respeitosa e inclusa.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Operação fecha 49 postos no MA, PI e TO por lavagem de dinheiro do PCC

Brasil

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Marília

Parceria: Prefeitura fortalece ensino técnico e tecnológico de Marília com nova sede da ETEC e da FATEC

Marília

Prefeitura faz o lançamento oficial da Campanha Natal Solidário 2025

Brasil

Manutenção da Selic em 15% ao ano preocupa setor produtivo

Brasil

Pela primeira vez, uniões consensuais superam casamento formal no país