A ministra francesa Marlene Schiappa, de 40 anos e responsável pela pasta da Economia Social, causou polêmica ao aparecer vestindo um maiô na capa da revista masculina “Playboy” deste mês.
Em entrevista a um canal de TV, Schiappa afirmou que o corpo feminino deveria ser exposto em qualquer lugar e que ela não tem problemas com isso. No entanto, a ministra disse que há um contexto para a foto de capa, já que na revista ela fala sobre temas importantes como aborto, direitos das mulheres e LGBTQIA+. Na internet ela também defendeu o direito das mulheres de fazer o que quiserem com seus corpos, em qualquer momento e lugar.
Passado
Antes de se tornar política, Schiappa era autora de livros sobre maternidade, saúde da mulher e gravidez. Em 2018, ela atuou como ministra dos Direitos Iguais, aprovando leis para tornar o assédio na rua ilegal. No entanto, sua decisão de aparecer na capa da revista “Playboy” foi criticada por colegas do governo francês, como a primeira-ministra Elisabeth Borne, que afirmou que não foi apropriada, especialmente no período atual. A parlamentar do Partido Verde, Sandrine Rousseau, também questionou a ministra. No passado, Schiappa causou polêmica com um livro sobre sexo para pessoas com sobrepeso, sendo criticada por reforçar estereótipos sobre obesidade.
Por fim, leia mais O Mariliense