Foi aprovado no dia 28 de fevereiro o Projeto de Lei número 8932 um importante passo para o município de Marília no que se refere a acolhimento aos povos migrantes.
A Prefeitura de Marília, a partir da autorização legislativa, decorrente de votação unânime pelos Excelentíssimos Vereadores e Vereadoras, segue com convênio com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Assis visando desenvolver trabalhos conjuntos entre a rede temática de extensão RAMIN (Rede de Atenção ao Migrante Internacional) da Unesp e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
O convênio tem como objetivo de formar grupos de pesquisas quantitativas e qualitativas a fim de orientar na promoção de políticas públicas para o acolhimento dos povos imigrantes e refugiados.
A parceria também oferece a oportunidade de assessoria nas áreas jurídicas com documentos migratórios, cursos de língua portuguesa e atendimentos psicológicos, realizados por grupos de trabalho em projetos de extensão com alunos que já atuam com migrantes internacionais.
A Secretaria de Direitos Humanos disponibilizará sala de atendimento, que contará com alunos e pesquisadores da Unesp, bem como servidores municipais para fornecer o suporte necessário para os imigrantes, inclusive na área de psicologia.
As inscrições para o curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados, o PLE Projeto de Extensão de Português de Língua Estrangeira, já estão abertas.
Os cursos serão gratuitos no formato online, com a duração de seis meses (40 aulas), em duas turmas, duas vezes na semana no período noturno, com a duração de 1h40/aula; ou aos sábado no período da tarde, duas aulas sequenciais, total de 3h20. O curso também dará oportunidades para a naturalização, mediante prova avaliativa realizada pela Unesp.
As inscrições poderão ser realizadas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNPd3Hv6SqPgORO2UlNBi3l_lQzAlZ4abDoawwpeuKXN-2hg/viewform
O cadastro para atendimentos psicológicos também estão disponíveis pelo WhatsApp (14) 98100-0563. As sessões poderão ser online ou presenciais para pessoas migrantes internacionais de todas as idades. Os atendimentos presenciais serão na sede da Secretaria de Direitos Humanos, na Rua José de Anchieta nº 95 – Centro, mediante agendamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-4411.
Por fim, leia mais O Mariliense