Pompeia realiza ações de prevenção a desastres naturais na Zona Rural

Pompeia faz prevenção contra desastres naturais

Pompeia tem levado a sério o objetivo de se tornar uma Cidade Resiliente e investe, desde 2017, em um importante trabalho de prevenção a desastres naturais, com ações que visam, principalmente, antecipar os riscos causados por tempestades e longos períodos chuvosos. Apesar da intensidade e frequência das chuvas registradas nos primeiros meses deste ano, o Município segue com estradas acessíveis e transitáveis e pontes sem nenhum dano.

Nem sempre foi assim. Em 2016, a zona rural e urbana de Pompeia sofreu com as chuvas. A cidade registrou a queda de nove pontes e a danificação de seis, sendo 15 ocorrências em janeiro daquele ano. Em dezembro de 2015, um deslizamento de terra foi registrado na zona urbana, a Ponte do Fiori cedeu e permaneceu por diversos dias sem concerto ou acesso provisório. Mas em 2020, uma nova ponte de concreto foi construída no local pela nova administração municipal.

Pompeia integra a Campanha Construindo Cidades Resilientes 2030, iniciativa global liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR), que tem o objetivo de que as cidades se tornem mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo diretamente para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e de outras iniciativas globais, como o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.

Para atingir os objetivos e prevenir os riscos, a Prefeitura de Pompeia conta com equipes capacitadas do Setor de Obras, da Defesa Civil e da Brigada Municipal. Além disso, há uma plataforma online para o registro de ocorrências na Defesa Civil Municipal. De maneira rápida e fácil, o cidadão pode comunicar a situação acessando https://www.pompeia.sp.gov.br/, selecione o menu “Cidadão” na parte superior da tela e em seguida a opção “Registro de Ocorrências”. Basta preencher os campos disponíveis e selecionar o Tipo de Ocorrência. Após o envio, a Defesa Civil receberá a comunicação da ocorrência e irá atuar para resolver a situação de forma eficiente.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

NOTA – TEMPORAL – GANHA TEMPO E PROCON

Marília

Código Tributário de Marília passa por alterações após aprovação da Câmara

Região

Grandes nomes da saúde pública do Brasil estarão na Conferência Municipal de Saúde de Pompeia

Marília

Nota – PROCON orienta sobre ressarcimento de produtos estragados por falta de energia

Marília

Prefeitura intensifica ações do Plano Municipal de Enfrentamento ao Sarampo

Brasil

Chuvas em São Paulo deixam feridos e suspendem operação de montadora