Integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de cargas em rodovias do interior de São Paulo, foram presos nesta quinta-feira (2) pela Polícia Federal. Os roubos aconteciam principalmente na região de Campinas. Sete mandados de busca e apreensão de celulares e computadores foram cumpridos para análise e continuidade das investigações.
Na Operação, que recebeu o nome de Rapina, uma investigação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). As investigações duraram cerca de um ano e meio, entre julho de 2020 e março deste ano, na região de Campinas. Fora identificados ao menos nove roubos de cargas de cerveja, polietileno e agrotóxicos.
O delegado e chefe da Delegacia da Polícia Federal de Campinas, Edson Geraldo de Souza, informou que um grupo específico foi montado em dezembro de 2021 , para investigar os roubos de carga. Essa foi a primeira operação da equipe, que passará a atuar em todo o país.
O delegado explicou ainda que a região de Campinas é o epicentro do estado, devido a sua concentração de empresas e do mercado varejista e atacado, por esse motivo, o número de roubos de carga tem aumentado no local.
A Polícia Federal está trabalhando ainda para a identificar os integrantes das quadrilhas, como é feita a operação e quais as empresas que estão envolvidas com os criminosos.
Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Sumaré, Monte Mor e Campinas.
Por fim, leia mais O Mariliense