Secretaria de Direitos Humanos apoia Projeto Recomeço para ampliar atendimento e acolhimento ao dependente químico

recomeço

No mês de julho, com a participação inicial e cumprimentos do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, e da diretora de Serviços Administrativos da Saúde, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos mediou reunião virtual da COED (Coordenadoria Estadual de Políticas Sobre Drogas), órgão Coordenador do “Programa Recomeço” na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) com o município de Marília para, com a união entre secretarias, tratar da importância em ampliar o atendimento e acolhimento ao dependente químico.

O Programa Recomeço – uma vida sem drogas – foi instituído por meio da conjugação de ações do poder público e sociedade civil, com o objetivo de promover, articular e executar ações intersetoriais no tratamento de dependentes de álcool e outras drogas.
“A Secretaria de Direitos Humanos vem mediando diálogo e buscando parceria para a abertura de mais esta porta de entrada ao acolhimento daqueles que pretendem deixar a dependência do álcool e outras drogas em nosso município”, afirmou o secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno.

Conforme apresentação online feita por Paulo Xavier, diretor técnico da Coordenação de Políticas sobre Drogas da SEDS, “o município de Marília só tem a ganhar, tornando ação, na construção coletiva de iniciativas com as secretarias, para fortalecer ainda mais a política municipal de enfrentamento sobre o abuso de álcool e drogas. Assim se faz diagnóstico real das demandas, unindo mais a rede de apoio junto com Governo de São Paulo”.

Ressalta-se que estes serviços se destinam a adultos (homem/mulher) que voluntariamente desejem passar pelo processo de internação gratuita e são encaminhados às comunidades terapêuticas cadastradas no programa.

De acordo com a secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Zileide Bernardo, “a importância da organização deste fluxo de atendimento para nosso município é um grande ganho histórico que conta com o apoio da Secretária Wania Lombardi para aliar ações de Direitos Humanos e Saúde com assistência às famílias via CadÚnico”.

“Esta parceria entre Estado e Município poderá garantir mais acesso para o dependente químico à saúde publica, ajudando muitas famílias que sofrem por não terem condições financeiras no custo com o tratamento, como também ao próprio usuário dependente que terá condições para retomar sua vida com dignidade, não ficando vulnerável às ruas e à violência social”, enfatizou a assistente social Ilka Barbosa Ferreira, representando o Secretário da Saúde Cássio Luiz Pinto Júnior.

Haverá mais encontros entre as Secretarias para organização deste novo fluxo de atendimento e definir qual unidade de saúde será referência para o credenciamento no Programa Recomeço, abrindo oportunidade de financiamento do tratamento de dependente do álcool e outras drogas pelo Estado.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Neymar, Romário, Helena: futebol e novela influenciam nomes no Brasil 

Brasil

Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos

Brasil

Nenhuma mulher morreu durante operação no Rio, diz Polícia Civil

Brasil

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Brasil

Operação fecha 49 postos no MA, PI e TO por lavagem de dinheiro do PCC

Marília

Prefeitura autoriza construção de nova Policlínica na zona Oeste e nova etapa do Programa Zera Fila da Saúde