Secretaria de Direitos Humanos e Conselho participam de cerimônia do Programa São Paulo contra o Racismo

RACISMO

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília e o Conselho da Promoção da Igualdade Racial participaram na última segunda-feira, dia 19, da cerimônia dos 11 Anos da Lei Estadual nº 14.187, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação racial, a primeira lei brasileira que pune administrativamente a discriminação em razão da raça ou cor.

A solenidade foi promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI).

A comemoração ocorreu às 14h, no auditório Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, da SJC, em São Paulo, e contou com as presenças do Secretário da Justiça e Cidadania, Dr. Fernando José da Costa; da Coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), Dra. Rosangela Maria de Paula; e do presidente da Comissão Especial Discriminação Racial, Clério Rodrigues.

Durante sua fala, o secretário da Justiça ressaltou que a pasta é guardiã da Lei Estadual nº 14.187, que serviu de modelo para outros Estados da Federação. “Nós somos defensores dos direitos da dignidade humana das pessoas. Realizamos palestras e capacitações para conscientizar a sociedade de que qualquer forma de preconceito é crime. Em pleno século XXI, não podemos mais tolerar atos de discriminação”, disse Fernando José Da Costa.

Além das autoridades, o evento contou com a presença da enfermeira Mônica Calazans, do Hospital Emílio Ribas, que sofreu ataques racistas, via internet, e registrou denúncia na Ouvidoria da SJC.
“Essa foi a primeira vez que senti o que é racismo. O que é ser discriminada. Fui chamada de macaca após ser vacinada contra a Covid 19. Eu tenho muito orgulho em ser uma mulher negra e não vou me calar. Espero que esses discursos de ódio não se repitam”, disse Monica.

A SJC começou a descentralizar o recebimento das denúncias, dentro do Programa “São Paulo contra o Racismo”. A cidade de Marília em breve será contemplada com o Programa “São Paulo contra o Racismo”, segundo a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), Rosângela Maria de Paula; município já possui Disque 100 e Ligue 180, que são canais de denuncia de violação de direitos humanos, isso facilita acesso da inclusão da Secretaria de Direitos Humanos no Programa “São Paulo contra o Racismo”

Estiveram presentes nesta cerimônia, as assessoras da Secretaria de Direitos Humanos, Juliana Fernanda Rocha e Luciana Santos; presidente do Conselho da Promoção da Igualdade Racial, Mameto Monã Kissimbi – Marilis Custódia de Machado, conselheiras Kota Rifula Samba Keamzi dia Nzambi- Jurema Moreira de Campos, Adriana Azevedo.

DENÚNCIAS

A Ouvidoria da Secretaria da Justiça recebeu, em 2020, 49 denúncias de discriminação racial. Entre janeiro a julho de 2021 foram computadas 39 denúncias.

O Estado de São Paulo é pioneiro na adoção de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e a pasta municipal de Direitos Humanos em Marília certamente vai buscar a ampliação de canais para o recebimento de denúncias de discriminação racial, pois contamos com total respaldo do prefeito Daniel Alonso para esses acordos de cooperação que visam à garantia de direitos e proteção contra intolerância e o preconceito”, afirmou o secretário Delegado Wilson Damasceno.

A denúncia atualmente ocorre via Disque 100, telefone da Secretaria de Direitos Humanos de Marília (14) 3402-4411, e por formulário no site da SJC (www.justica.sp.gov.br) ou por meio da Ouvidoria do Estado (www.ouvidoria.sp.gov.br).

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Prefeitura melhora condições da Rodoviária e do Terminal Urbano

Região

“De saidinha” temporária na região, detento bate na mãe e na irmã

Marília

Marília vai sediar evento do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

Região

Pompeia bate Assis e se sagra campeão da Copa CIVAP em noite de emoção na Arena

Região

Governador Tarcísio de Freitas visita Pompeia neste próximo sábado (20)

Marília

Prefeitura realiza limpeza urbana na rua Monte Carmelo