8º Encontro de Formação Pacto EJA reúne profissionais de Marília e região na sede da Secretaria da Educação

No último dia 26 de maio (terça-feira), ocorreu o 8º Encontro de Formação do Pacto da EJA (Regional de Marília, polo 15). A formação foi realizada na sede da Secretaria Municipal da Educação, com reflexões acerca da temática “Trabalho como eixo estruturador das práticas pedagógicas na Educação de Pessoas Jovens e Adultos”.
 
Entre as principais aprendizagens vivenciadas durante o processo formativo, o destaque ficou para a compreensão do trabalho como dimensão constitutiva da vida dos sujeitos da EJA, ultrapassando a ideia de trabalho apenas como ocupação profissional.
 
Os professores e coordenadores que participaram do encontro puderam refletir sobre práticas pedagógicas mais contextualizadas, integradoras e alinhadas às experiências de vida dos estudantes, especialmente nas áreas de Linguagem, Matemática e Tecnologias. Também foi possível fortalecer discussões sobre currículo, permanência escolar e valorização dos saberes construídos fora das unidades de ensino.
 
Além das Escolas Municipais de Ensino Fundamental I (EMEFs) de Marília, participaram também coordenadores e professores dos municípios de Oriente e Vera Cruz, que atendem essa modalidade de ensino.
 
A formadora regional e responsável pela EJA na Secretaria Municipal da Educação, professora Maraisa Silva Colognese reafirmou a importância da formação continuada como espaço de escuta, troca de experiências e fortalecimento das

Carregando...
práticas pedagógicas na EJA.
 
“As discussões realizadas contribuem para ampliar o olhar dos educadores sobre os sujeitos da modalidade e sobre a necessidade de construção de uma educação mais humana, significativa e conectada às realidades sociais e culturais dos estudantes”, ressaltou Maraisa Colognese.
 
Pacto Nacional – A EJA faz parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, que é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.
Segundo o Ministério da Educação, as finalidades do Pacto Nacional são: superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
 
“É um programa que temos o maior carinho com ele, pois está ajudando a transformar vidas e a concretizar os sonhos dos nossos alunos. Esperamos, ano a ano, aumentar o número de inscritos, atendendo às necessidades da comunidade escolar”, finalizou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
 
Mais informações sobre o programa EJA podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Educação pelo telefone (14) 3402-6300.

Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Variedades

Resumos de A Nobreza do Amor: capítulos de 15 a 20 de junho de 2026

Brasil

Governo de São Paulo forma mais de 1 mil novos policiais militares

Brasil

PM descobre ‘casa bomba’ durante operação contra o crime organizado em Paraisópolis

Região

Wesley Borges Silva, 27 anos, é terceira vítima fatal de explosão em empresa de Paulópolis

Marília

Vagas no Mercado de Trabalho para esta terça feira em Marília

Brasil

Polícia e MP de SP fazem operação que apura participação de investigador em plano para matar promotor