85% dos veículos em Marília respeitam os limites de velocidade

Divulgação

Dados da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) apontam que a maioria dos motoristas da cidade dirigem respeitando as normas de trânsito, mais especificamente nos pontos de radares de controle de velocidade. Dos 186.364 mil veículos emplacados na cidade, quase 85% deles – quantidade correspondente a 158.192 – não ultrapassaram os limites de segurança, durante o período de maio a dezembro de 2023.

O levantamento aponta ainda que 18.662 (10,01%) dos veículos tiveram pelo menos um registro de infração de trânsito, enquanto outros 9.510 (5,10%) são reincidentes e cometeram mais do que uma infração no período. Ou seja, apenas 15,11% dos veículos emplacados em Marília – o mesmo que 28.172 – foram autuados.

Deste total de veículos envolvidos em mais de uma infração, 8.773 (4,71%) acabaram autuados de duas a cinco vezes, 599 (0,32%) tiveram de seis a dez infrações e 138 (0,07%) acima de 10 multas.

Trânsito cada vez melhor

Para o presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça de Oliveira, os números são bastante positivos no sentido de disciplina e respeito às regras de trânsito pelos condutores, contribuindo para um trânsito cada vez melhor. “O principal objetivo dos radares, assim como dos demais dispositivos de controle de velocidade, é disciplinar os motoristas, evitar acidentes graves e fatais, e consequentemente salvar vidas. Levantamentos da Emdurb mostram que esse objetivo felizmente vem sendo alcançado, com redução drástica dos acidentes e mortes no trânsito no perímetro urbano de Marília”, avaliou o Dr. Valdeci.

A Emdurb segue as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como base. Para o prefeito de Marília, Daniel Alonso, as ações voltadas à disciplina e segurança no trânsito são fundamentais para o alcance de resultados positivos. “Pedestres e condutores de veículos de bicicletas, bem a comunidade em geral, observam essas melhorias, principalmente pela redução de acidentes. E isso é bom para todos”, afirmou.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima