Usar estratégias certeiras no comércio eletrônico pode levar o negócio a um nível elevado. Ou seja, para gerar oportunidade de negócios, atrair e fidelizar clientes é necessário investir em boas práticas digitais. A quarta edição da pesquisa Painel TIC Covid-19 mostra que 51% dos usuários da Internet realizaram algum tipo de compra online durante a pandemia.
O Country Manager da CM.com, empresa holandesa líder em comércio conversacional (ConvComm), Ronald Bragarbyk, afirma que o consumo online ganhou espaço e que os hábitos de compras dos consumidores mudou nos últimos dois anos. “As empresas devem estar atentas às demandas de mercado para que possam garantir um melhor atendimento e ainda melhorar os resultados e fluxo de trabalho. Para quem não possui um e-commerce, por exemplo, as etapas do atendimento podem ser facilitadas via WhatsApp com um chatbot para fornecer dados sobre estoque da loja física ou até mesmo tirar dúvidas de determinado produto”, explica.
Neste cenário, os empreendedores devem estar atentos a alguns fatores como a experiência do usuário e formas de pagamento para aumentar as vendas e incentivar o engajamento da marca. E para ajudar nessa missão, Ronald preparou uma lista com os principais pontos de atenção que vão auxiliar na comunicação com os clientes e na oferta de produtos e serviços.
Comunicação Omnichannel
Fornecer um ótimo atendimento ao cliente é fundamental para ter sucesso no mercado competitivo dos dias atuais. “Os clientes têm altas expectativas e esperam respostas imediatas e de apoio da equipe. Além disso, eles esperam ter suporte em seus canais favoritos, que vão desde o chat do site até o WhatsApp. Oferecer uma experiência sólida em todos os dispositivos e canais é fundamental para evitar altas taxas de rotatividade”, explica.
Disponibilizar as informações de que precisam
Atualmente, a maioria dos consumidores buscam informações sobre as empresas e recomendações de marcas online, explica Ronald. “Por isso, certifique-se de que seus clientes tenham acesso a todas as informações de que precisam. Utilize dúvidas frequentes sobre sua empresa, serviços e preços. Os clientes devem ser capazes de descobrir de forma rápida e fácil os descontos a que têm direito, como alguma coleção exclusiva e condições especiais”, ressalta.
Boas experiências para a equipe interna
As equipes de atendimento podem ter uma alta rotatividade. Em datas importantes, como o Dia das Mães e Natal, algumas empresas abrem vagas temporárias e, para que tudo dê certo, é preciso treinar os novos colaboradores e equipá-los com todo o conhecimento necessário. “A boa experiência deve começar dentro de casa. Ter informações concentradas em um único sistema evita falhas de comunicação e perda de conhecimento”, afirma o executivo.
Comunicação proativa
Com as informações reunidas em um único local, o lojista pode aproveitar as datas especiais para criar campanhas de marketing digital personalizadas. “Estar um passo à frente de seus consumidores e enviar automaticamente uma promoção em primeira mão pode significar a diferença entre um fracasso ou uma excelente experiência. Veja cada contato com os clientes como uma oportunidade de construir um relacionamento”, afirma Ronald.
Social Commerce
O executivo ainda explica que as lojas devem contar com as redes sociais para promover a venda e a divulgação durante as comemorações sazonais. “Aproveite para ofertar os produtos que estão disponíveis na loja física e também no e-commerce. Crie conteúdos com dicas de presentes especiais e promova seus descontos e promoções nestes canais. A adesão de compra e venda no Social Commerce, ou comércio realizado nas redes sociais, está cada vez mais popular”, finaliza Ronald.
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